quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Escolhendo o que plantar

Bom, decedi a criar uma hortinha em casa e quero dividir com vocês essa experiência.
A primeira coisa que fiz foi ler sobre hortas em casa, o que podemos plantar, a época e tudo mais. Depois de ler bastante sobre o assunto, mas não o suficiente, resolvi fazer minha listinha de coisas a comprar para iniciar a plantação:

- sementes
- mudas
- vasos
- terra
- adubo

Como eu disse, já tinha lido muito, mas não foi o suficiente, pois eu deveria ter comprado também argila, areia e pedrinhas, mas como só descobri isso depois...

Comprei mudinhas de cebola de cheiro (ou cebolinha verde) e couve, foram as únicas que achei, o resto comprei em sementes, alface, salsinha e pimenta. Ah, peguei com a visinha uns galhinhos de hortelã com raiz.

Peguei um pouco de terra, um pouco de adubo, esterco de boi misturei tudo e distribui nos vasinhos as mudinhas. Para as sementes, fiz uns saquinhos com jornal, coloquei a terra dentro e as sementinhas por cima, com um pouquinha terra por cima. Tenho que esperar virarem mudas para colocar nos vasos.



Essas são as mudas de cebolinha e couve.

2 comentários:

  1. Olá querida... comecei com pouquinho e sempre com mudas, sou ansiosa e não aguentaria ter que esperar a semente germinar pra ver o resultado, rsrs... moro em apartamento e hoje tenho na minha área de serviço cebolinha, 3 tipos de pimenta, orégano (não tem idéia do que é cozinhar com o orégano fresco, é o meu xodó!), tenho manjericão, alecrim, tomilho, e hortelã! É uma terapia pra mim cuidar delas. Parece que temos as plantas como um gosto comum não é? Se pudesse moraria numa casa pra poder dar mais companheiras às minhas 4 samambaias, 1 lírio da paz, um comigo-ninguém-pode, 1 onze-horas, 3 marias-sem-vergonhas, 2 dinheiro-em-penca, 1 pameira-rafis e mais dois vasos de plantas que eu ganhei mas ainda não identifiquei quais são! Imagina se tivesse mais espaço!! Então é isso, continue cultivando a vida e fazendo disso um momento de prazer e uma válvula de escape pra correria da vida! Mil beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Karine,
    É mesmo muito dificil esperar germinar as sementes, mas estava tão dificil de achar as mudinhas. Foi um grande prazer ver a fase de germinação das sementes, muito gratificante a espera. Eu tenho algumas plantinhas, mas coisa pouca, claro que comecei a pouco tempo e em breve quero ter muitas.
    É bom saber que você tem todos esses temperinhos no seu apartamento, pois onde moro é de aluguel e e breve me mudarei para um lugar onde não tem horta, quero levar tudo nos potinhos comigo.

    Beijos para você também!

    ResponderExcluir