terça-feira, 30 de agosto de 2011

Minhocário - Composteira Orgânica

Muito se tem falado nos últimos anos sobre reaproveitamento de alimentos, desperdício de comida, chorume nos lixões... São incontáveis os problemas causados pelo descarte de material orgânico no lixo comum.
Com o crescimento da população, o corre-corre do dia a dia e toda a rotina pesada, está sobrando da nossa parte pouca  tempo dedicação em cima deste assunto.
Muitas matérias e artigos já trazem boas soluções para a diminuição do impacto que é causado por nós mesmos, mas a solução ser boa não é o suficiente, é preciso ser boa, prática e barata, ou então, ficará apenas sendo uma boa idéia, e não um hábito de nosso que temos tanto a fazer em apenas 24 horas do dia.
A composteira orgânica, ou minhocário é uma dessas ótimas soluções, é uma boa idéia, é super prático de se fazer e manter e pode ser feito por você mesmo, saindo bem barato.
Na internet hoje, já é possível achar composteiras prontas, lindinhas, super práticas e que já vêm até com as minhocas, ótimo, né?  Só tem um inconveniente, o preço que é meio salgadinho.
Esse aí é o Minhobox, do site www.minhobox.com.br/

Essa outra é a Minhocasa, do site www.minhocasa.com/
Ambas têm o mesmo sistema de funcionamento, essa imagem retirada do site de Agricultura urbana na prática, mostra bem como é o sistema deste tipo de composteira:
Esta composteira também pode ser feita artesanalmente por você mesmo, em breve eu posto o passo a passo, é bem simples.
Ou então, podem começar como eu comecei, utilizando potinhos de plásticos com buraquinhos para ventilação, você precisará de poucas minhocas e nenhum investimento.
Materiais:
- pote de plástico com tampa (de preferência que não seja transparente)
- tesoura de ponta fina
- minhocas e /ou ovos (as minhas eu peguei no húmus que comprei, eram pouquinhas, mas agora já tem muitas, elas se multiplicam rápido)
- terra
- lixo orgânico
Como fazer:
Faça pequenhos buraquinhos na tampa e lateral superior do pote. Coloque um pouco de terra, as minhocas, um pouco de lixo orgânico picado e por último mais um pouco de terra.
Para garantir que vai dar tudo certo, tem que dar uma olhadinha todos os dias e pelo menos uma vez por semana dar uma “revida” ver se está tudo ok, se estiver muito úmido, adicione folhas secas, guardanapos usados (sem gordura) ou papel picado, já se estiver muito seca, umedeça com um pouquinho de água e tente diminuir a quantidade de material seco que você coloca. Vá colocando todos os dias as cascas de frutas, legumes, podas de jardim. E mantenha sempre em local fresco e sem luz direta.
Quando estiver cheio, continue apenas observando a umidade, dentro de 60 dias você não terá mais nenhum lixo, apenas húmus e minhocas. Nesta fase, você deverá retirar o húmus (que é uma terra bem pretinha e húmida, rica em nutrientes para plantas, flores e hortaliças) e deixar as minhocas para reiniciar o processo. Como elas dobram de quantidade em pouco tempo, é bem provável que você ache muito mais minhocas do que colocou no começo, assim a capacidade delas em “transformar” seu lixo será maior e mais rápida.



segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Ecoblogs

As primeiras sementes

Olá!!!
Como eu não havia encontrado as mudinhas de alface resolvi plantar elas, arrumei a terra, separei as sementinhas, peguei uns potinhos e as coloquei. Joguei água todo dia e me certifiquei de que estivesse batendo sol também. Como sou MUITO curiosa, resolvi fazer igual na escola, plantar umas sementinhas no algodão, para eu poder acompanhar o desenvolvimento delas, mesmo antes de sairem da terra.
As que plantei no algodão, eu puder ver bem antes o desenvolvimento, mas nos 2 casos deu tudo certo, e já estão todas bonitinhas, algumas já estão até com folhinhas. Isso com + ou - 1 semana de vida, água e sol da parte da manhã.

Seguem fotinhas do desenvolvimento delas:


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Escolhendo o que plantar

Bom, decedi a criar uma hortinha em casa e quero dividir com vocês essa experiência.
A primeira coisa que fiz foi ler sobre hortas em casa, o que podemos plantar, a época e tudo mais. Depois de ler bastante sobre o assunto, mas não o suficiente, resolvi fazer minha listinha de coisas a comprar para iniciar a plantação:

- sementes
- mudas
- vasos
- terra
- adubo

Como eu disse, já tinha lido muito, mas não foi o suficiente, pois eu deveria ter comprado também argila, areia e pedrinhas, mas como só descobri isso depois...

Comprei mudinhas de cebola de cheiro (ou cebolinha verde) e couve, foram as únicas que achei, o resto comprei em sementes, alface, salsinha e pimenta. Ah, peguei com a visinha uns galhinhos de hortelã com raiz.

Peguei um pouco de terra, um pouco de adubo, esterco de boi misturei tudo e distribui nos vasinhos as mudinhas. Para as sementes, fiz uns saquinhos com jornal, coloquei a terra dentro e as sementinhas por cima, com um pouquinha terra por cima. Tenho que esperar virarem mudas para colocar nos vasos.



Essas são as mudas de cebolinha e couve.